Exército nigeriano mata 46 homens armados no Estado de Katsina
Abuja, Nigéria (PANA) - As Forças Armadas da Nigéria declararam terça-feira que as suas tropas mataram 46 bandidos armados, na cidade de Yar Gamji, na zona do Governo local de Batsari, no Estado de Katsina, no noroeste do país.
O major-general John Enenche, coordenador das operações mediáticas da defesa, disse num comunicado que a operação foi realizada depois dum "pedido de socorro" recebido pelos militares a respeito da invasão de bandidos armados na região.
Segundo Enenche, "as corajosas tropas (da operação SAHEL SANITY) que acabavam de ser desdobradas responderam rapidamente ao apelo".
"As tropas atacaram os criminosos, neutralizando 46 bandidos durante o confronto, enquanto outros escaparam com ferimentos por bala", disse, acrescentando que essas forças estão atualmente em fase operacional e dominaram toda a zona "com patrulhas agressivas."
O porta-voz de defesa exortou o público em geral "a não levar a sério as notícias que circulam na imprensa online, fornecendo informações infundadas e falsas sobre o incidente".
Segundo relatos anteriores, bandidos armados teriam atacado a aldeia de Yargamji, segunda-feira, 6 de julho, matando pelo menos 15 aldeões.
Uma dúzia de agressores chegaram de moto por volta das 10:00 horas locais, e começaram a disparar indiscriminadamente, matando 15 pessoas e ferindo várias outras, na aldeia.
As forças de segurança da região mobilizaram-se para repelir o ataque dos bandidos que se puseram em fuga.
Katsina é o Estado de origem do atual Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari.
-0- PANA MON/RA/ASA/TBM/MAR/IZ 08julho2020