Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano indulta 27 soldados condenados à prisão perpétua por motim

Abuja, Nigéria (PANA) - O Conselho do Exército nigeriano indultou 27 soldados que serviram no 15º Batalhão da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL) condenados à prisão perpétua no ano passado por motim após uma manifestação violenta nas ruas de Akure, a capital do Estado de Ondo (sudoeste), em Julho de 2008 para reclamar pelo pagamento dos seus subsídios.

"Estes soldados, que foram condenados por motim pelo Tribunal Marcial de Akure no ano passado foram indultados”, anunciou o porta-voz do Exército, o general Chris Olukolade.

"Esta decisão, foi tomada pelo Conselho do Exército reunido em Abuja sexta-feira, comutou igualmente as penas destes soldados da prisão para despedimento do serviço militar. O Conselho aprovou também o pagamento integral destes soldados enquanto os que têm direito a uma pensão serão pagos", acrescentou.

Uma primeira redução de pena foi concedida a estes soldados a 31 de Agosto de 2009 quando o Estado-Maior do Exército nigeriano em Abuja comutou a sua pena de prisão perpétua para sete anos de prisão.

-0- PANA MON/SEG/FJG/JSG/SOC/CJB/TON 04Dez2010