Agência Panafricana de Notícias

Exército nigeriano anuncia libertação de 700 mulheres raptadas pela Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) - Um novo grupo de 234 mulheres, incluindo crianças, acaba de ser resgatado das garras da seita islamita e terrorista nigeriana Boko Haram, elevando para 687 o número total destas vítimas socorridas pelo Exército nigeriano desde a invasão da floresta de Sambisa, no quadro duma nova ofensiva lançada a 14 de fevereiro último.

O porta-voz do Exército, Chris Olukolade, declarou que estas 234 mulheres foram libertadas por soldados no cruzamento de Kawuri e Kondua da floresta de Sambisa, um dos últimos bastiões dos islamitas, expulsos da maioria das cidades e aldeias que ocupavam.

O general Olukolade revelou que as mulheres e as crianças encontradas foram reunidas com outros reféns recuperados para determinar as suas identidades.

"O ataque contra a floresta continua em várias frentes e os esforços estão concentrados na libertação de reféns civis e na destruição de todos os campos e instalações dos terroristas na floresta", explicou.

Um pouco antes da semana passada, o Exército anunciou igualmente a libertação de 93 mulheres, incluindo adolescentes, bem como dum outro grupo de 160 mulheres, em Sambisa.

Até agora, nada indica que entre as meninas libertadas figurem as 219 alunas de Chibok, raptadas na sua escola do mesmo nome, em abril de 2014, chamando assim a atenção da comunidade internacional sobre as atrocidades cometidas pelo Boko Haram.

Segundo a Amnistia Internacional (AI), cerca de duas mil mulheres foram sequestradas pelo grupo terrorista desde o lançamento da sua violenta campanha mortífera em 2009.

-0- PANA SEG/VAO/FJG/JSG/SOC/MAR/DD 04maio2015