Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Exército burkinabe anunciou, este domingo, ter neutralizado sexta-feira última pelo menos 32 terroristas, na sequência de intensos combates nas províncias do centro-norte e do norte do país.
Segundo um comunicado da Direção da Comunicação do Exército transmitido sexta-feira última à PANA, uma patrulha do agrupamento das forças armadas para a segurança do norte foi alvo de uma emboscada nos arredores de Yorsala no departamento de Titao no norte do país.
« A vigorosa reação da unidade seguida duma vasta operação de patrulha da floresta de Yorsala provocou intensos combates que duraram várias horas. Durante esses confrontos 24 terroristas foram neutralizados e diversos materiais foram recuperados”, indica a Direção da Comunicação do Exército.
« Esta operação também permite libertar várias mulheres que foram sequestradas pelos terroristas e utilizadas como escravas sexuais”, segundo a mesma fonte.
Na sequência desses confrontos e com base em informações precisas, as Unidades das Forças de Segurança do norte levaram a cabo sábado uma ação ofensiva nos arredores de Bourzanga no centro-norte.
« Esta operação permitiu neutralizar oito terroristas e recuperar um importante lote de armamento, minuções e materiais diversos”.
O comunicado sublinha que um soldado burkinabe morreu nesses confrontos.
-0- PANA TNDD/BEH/FK/IZ 17nov2019