Bamako, Mali (PANA) - O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Aalianas, general Abdoulaye Coulibaly, decidiu suspender a proibição de circulação de motos e carros pick-up nas províncias de Segou, Mopti (centro) e Tombouctou (nordeste ), indica um comunicado transmitido esta terça-feira à PANA, em Bamako.
O comunicado nota, por outro lado, que qualquer motociclista armado ou carro pick-up armado, não identificado, que circular nestas diferentes partes do território nacional será tratado como alvo militar.
A proibição de circulação das motos e dos carros pick-up, no centro e no norte do país, foi uma medida tomada pelo antigo primeiro-ministro, Souymeylou Boubèye Maiga, então em périplo pela zona, com o objetivo de lutar contra os ataques dos terroristas que utilizavam mais frequentemente estes engenhos para cometer os seus delitos.
A medida suscitou muitas agitações. Os habitantes destas zonas afirmavam que ela constitui um obstáculo ao desenvolvimento das suas localidades, visto que todas as atividades das populações se faziam de moto.
-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 13ago2019