Exército maliano repele ataque terrorista em Konna, no centro do país
Bamako, Mali (PANA) – As forças de defesa e segurança malianas repeliram, sexta-feira, em Konna, na província de Mopti, no centro do Mali, um ataque terrorista que visou o posto da Gendarmaria desta localidade situada a 70 quilómetros da cidade de Sévaré, fazendo dois mortos e dois feridos.
Sévaré acolhe atualmente uma importante base da Missão Multimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), segundo uma fonte local que precisou que os dois mortos são todos civis mortos ao passo que um dos feridos é um gendarme.
Este novo ataque foi confirmado pelo serviço de comunicação das Forças Armadas Malianas (FAMA), que precisa que os terroristas chegaram de motos e atacaram o posto da Gendarmaria, onde incendiaram um carro.
Logo após os primeiros disparos, os elementos da Guarda Nacional "ripostaram energicamente, fazendo fugir os terroristas”, indica a mesma fonte, acrescentando que uma patrulha do Exército maliano despachada para o local está a securizar a localidade de Konna e arredores imediatos.
Este ataque acontece alguns dias após o de Indelimane, na província de Ménaka, no norte do Mali, ocorrido a 1 de novembro último e que fez 53 mortos entre os soldados malianos e provocou elevadas perdas em materiais militares.
Na sequência desta tragédia, o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, decretou três dias de luto nacional em homenagem aos soldados mortos e instruiu “medidas fortes”, numa alocução endereçada à nação.
Na quinta-feira última, ele deslocou-se a Gao (norte do Mali a mil 220 quilómetros de Bamako) para dar o seu apoio aos feridos de Indelimane e apresentar as suas condolências às famílias enlutadas.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 10nov2019