Agência Panafricana de Notícias

Exército maliano recruta 15 mil homens

Bamako, Mali (PANA) - O Exército maliano pretende recrutar 15 mil jovens para reforçar as suas fileiras na sequência das deserções de combatentes tuaregues integrados nos seus efetivos após os acordos de Argel, soube a PANA de fonte oficial.

Pela primeira vez, o Mali procede a um recrutamento massivo, até 10 de dezembro próximo, de 15 mil jovens com idades entre os 18 e os 23 anos em dois centros abertos em Ségou (centro) e em Bamako, a capital.

O general Ibrahima Dahirou Dembélé explicou que "estes recrutamento vão preencher o vazio criado pelas deserções dos combatentes integrados, reforçar com elementos disciplinados um Exército carente e ajudar a proteger o território e as zonas fronteiriças após a reconquista das regiões ocupadas".

As regiões norte do Mali, ou seja dois terçeiros do território, estão atualmente ocupadas por grupos islâmicos e por rebeldes tuaregues.

A comunidade internacional, por iniciativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da UA, mobilizou-se em redor dum plano de intervenção militar liderado pelo Exército maliano para libertar as regiões ocupadas.

-0- PANA GT/JSG/MAR/TON 4dez2012