Exército maliano neutraliza 50 "terroristas" no centro do país
Bamako, Mali (PANA) - As Forças Armadas do Mali (FAMA) anunciaram a "neutralização" de cerca de 50 presumíveis terroristas e o ferimento de 30 outros bem como a libertação do mesmo número de soldados governamentais, em "operações de limpeza" iniciadas em Boulkessy e Mondoro, na região de Mopti, no centro do país.
Estas operações de limpeza seguiram-se a um ataque terrorista simultâneo, na madrugada 30 de setembro passado, contra o campo de Boulkessy das FAMA e o posto militar de Mondoro, perto da fronteira com o Burkina Faso, de acordo com um balanço fornecido pelo Posto de Comando Conjunto Militar, no centro do Mali.
As Forças Armadas do Mali também destruíram uma grande quantidade de material pertencente aos supostos terroristas, um grande lote logístico de 35 tambores de combustível e libertaram cerca de 30 soldados feitos reféns durante uma operação lançada sexta-feira.
A hierarquia militar maliana prometeu continuar esta operação designada "RENOU BRAVO-MIKE", com o apoio de parceiros como a força francesa Barkane, o G5 Sahel e a UNMISMA, desde a reconquista de Boulkessy e Mondoro, através de ataques aéreos que neutralizaram os terroristas.
Ao mesmo tempo, anunciou que, paralelamente à Operação RENOU BRAVO-MIKE, que conduziu estas operações de limpeza, foi lançada em 7 de outubro de 2019 uma outra operação denominada ELEPHANT, cujo objetivo é procurar e destruir refúgios inimigos.
De lembrar que os ataques terroristas de Boulkessy e Mondoro mataram pelo menos 38 soldados malianos, fizeram vários feridos e desaparecidos que são atualmente procurados através de ações planeadas.
Estas ações continuarão com uma melhor avaliação do balanço patrimonial e mais precisão em relação aos efeitos produzidos sobre o inimigo, de acordo com o Exército maliano.
-0- PANA GT/CJB/IZ 22out2019