Agência Panafricana de Notícias

Exército maliano instado a respeitar direitos humanos em zonas de combate no norte do país

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano lembra às Forças Armadas e de Segurança o respeito estrito pelos direitos humanos e todas as disposições do direito internacional humanitário bem como convenções internacionais nesta matéria, de acordo com um comunicado oficial transmitido à PANA.

Reagindo às exações de que é acusado o Exército maliano no palco de de combates no norte do país, onde ocorrem confrontos entre este último e grupos islamitas armados que ocupam, há cerca de 10 meses, esta parte do território nacional, o Governo maliano prometeu velar pelo estrito respeito pelas normas.

O Governo condena tais atos sempre que forem cometidos e denunciados e alerta para consequentes sanções para os seus autores, lê-se no texto.

Reiterou as instruções dadas pelo Presidente interino maliano, Dioncounda Traoré, às Forças Armadas e de Segurança quanto ao respeito estrito pelos direitos humanos nas zonas de combate.

O comunicado sublinha que "o Exército deve ser irrepreensível e não podemos encorajar atos que atribuímos aos terroristas".

-0- PANA GT/TBM/SOC/MAR/DD 25jan2013