Exército maliano contra utilização de imagens falsas das forças armadas malianas em redes sociais
Bamako, Mali (PANA) – O Exército maliano condena a utilização de imagens falsas das Forças Armadas Malianas (Famas), exortando as populações a serem vigilantes, indica um comunicado transmitido à PANA.
A condenação do Exército maliano foi expressa quarta-feira última pela sua Direção da Informação e Relações Públicas, que deplora que espíritos malevolentes difundam um vídeo nas redes sociais com o único objetivo de minar o moral dos soldados envolvidos na luta contra o terrorismo.
Imagens muito antigas de mulheres a chorarem foram divulgadas de novo na imprensa social e não se sabe para que finalidade, lê-se no documento.
"A DIRPA exorta e pede humildemente aos internautas amantes da paz e da tranquilidade do Mali para se absterem de publicar este vídeo. Estas imagens remontam a muito tempo. Algumas atrizes deste vídeo deploraram mesmo a sua instrumentalização”, de acordo com o comunicado.
As FAMA reiteram a sua determinação e o seu compromisso de cumprirem as suas missões de defesa do território nacional e de proteção das pessoas e dos seus bens em todo o território nacional, segundo a mesma nota.
O comunicado indica que as FAMA solicitam o apoio das populações face a terroristas, a outros criminosos e bandidos e a todos os transgressores da lei e da tranquilidade dos pacíficos cidadãos.
Nos últimos anos, vários soldados malianos foram mortos em ataques perpetrados no norte e no centro do Mali por terroristas, suscitando muita inquietação.
Recentemente mulheres e associações organizaram uma marcha para exortarem ao Governo maliano a garantir a segurança do país e evitar este massacre das populações civis e militares nestas zonas.
-0- PANA GT/IS/FK/DD 26dez2019