Exército maliano apoia habitantes de Farabougou sitiados por homens armados
Bamako, Mali (PANA) - As Forças Armadas Malianas (FAMA) realizaram segunda-feira uma acção humanitária a favor das populações de Farabougou, no centro do país, sitiadas por homens armados não identificados.
.A operação consistiu largar um carregamento de bens de primeira necessidade para as populações afetadas, segundo a Direção de Informação das FAMA.
Esta ação foi realizada e coordenada com uma equipa de comandos de pára-quedistas "para aliviar a população e mitigar os efeitos nocivos das forças obscurantistas", indica a mesma fonte.
Os habitantes da aldeia de Farabougou vivem, há mais de uma semana, numa situação dramática, com a sua aldeia sitiada por indivíduos armados não identificados que vagueiam pela parte norte do círculo de Niono, há muito tempo.
É impossível que os habitantes abandonem a aldeia. Não podem ir aos campos, nem a outras localidades para se abastecerem de bens de primeira necessidade.
Esta situação levou a uma escassez de bens de primeira necessidade e medicamentos.
Segundo a Agência Maliana de Notícias (AMAP), na quinta-feira passada, um comboio do Exército carregado de provisões não conseguiu chegar à aldeia devido ao mau estado da estrada. Atualmente, as provisões são armazenadas em Diabaly, não muito longe de Farabougou.
De acordo com a mesma fonte, esforços de mediações estão em curso entre as comunidades para um resultado satisfatório.
Os habitantes da aldeia confirmam que a ponte que permite o acesso a Farabougou, via Diabaly, foi rebentada sábado à noite por indivíduos armados que querem impedir a chegada das Forças Armadas por esta via, segundo algumas fontes, para quem os reforços terão agora de passar por Sokolo, no mesmo círculo de Niono, para chegar à aldeia sitiada.
Por enquanto, as autoridades de Bamako permanecem em silêncio sobre esta situação vivida pelo povo de Farabougou.-0- PANA GT/TBM/SOC/DIM/IZ 20out2020