Agência Panafricana de Notícias

Exército maliano apoia habitantes de Farabougou sitiados por homens armados

Bamako, Mali (PANA) - As Forças Armadas Malianas (FAMA) realizaram segunda-feira uma acção humanitária a favor das populações de Farabougou, no centro do país, sitiadas por homens armados não identificados.

.

A operação consistiu largar um carregamento de bens de primeira necessidade para as populações afetadas, segundo a Direção de Informação das FAMA.

Esta ação foi realizada e coordenada com uma equipa de comandos de pára-quedistas "para aliviar a população e mitigar os efeitos nocivos das forças obscurantistas", indica a mesma fonte.

Os habitantes da aldeia de Farabougou vivem, há mais de uma semana, numa situação dramática, com a sua aldeia sitiada por indivíduos armados não identificados que vagueiam pela parte norte do círculo de Niono, há muito tempo.

É impossível que os habitantes abandonem a aldeia. Não podem ir aos campos, nem a outras localidades para se abastecerem de bens de primeira necessidade.

Esta situação levou a uma escassez de bens de primeira necessidade e medicamentos.

Segundo a Agência Maliana de Notícias (AMAP), na quinta-feira passada, um comboio do Exército carregado de provisões não conseguiu chegar à aldeia devido ao mau estado da estrada. Atualmente, as provisões são armazenadas em Diabaly, não muito longe de Farabougou.

De acordo com a mesma fonte, esforços de mediações estão em curso entre as comunidades para um resultado satisfatório.

Os habitantes da aldeia confirmam que a ponte que permite o acesso a Farabougou, via Diabaly, foi rebentada sábado à noite por indivíduos armados que querem impedir a chegada das Forças Armadas por esta via, segundo algumas fontes, para quem os reforços terão agora de passar por Sokolo, no mesmo círculo de Niono, para chegar à aldeia sitiada.

Por enquanto, as autoridades de Bamako permanecem em silêncio sobre esta situação vivida pelo povo de Farabougou.

-0- PANA GT/TBM/SOC/DIM/IZ 20out2020