Agência Panafricana de Notícias

Exército líbio em estado de alerta máximo

Tripoli, Líbia (PANA) – O Exército líbio está em “estado de alerta máximo” desde sábado à noite, devido a confrontos entre elementos do Exército e elementos do antigo regime derrubado, constatou a PANA em Tripoli.

O Congresso Nacional Geral líbio (Parlamento) votou sábado à noite por unanimidade um texto que coloca o Exército do país em “estado de alerta máximo”.

Esta decisão segue-se ao anúncio feito no mesmo dia pelo primeiro-ministro líbio, na sequência dos confrontos entre elementos do Exército e um grupo de elementos do antigo regime que irrompeu pelo quartel militar «Tamanhad » da cidade de Sebha, a mil quilómetros a sul de Tripoli.

Em reação a este anúncio, a Brigada de Segurança Comum de Tripoli decretou, do seu lado, o estado de emergência máxima para proteger a capital contra qualquer violação da sua segurança e solicitou a ajuda das populações para garantir a segurança e a estabilidade da cidade capital.

Do seu lado, o Estado-Maior General do Exército pediu a todos os membros do « Escudo da Líbia » sob a sua tutela ou sub a tutela da brigada dos ex-rebeldes da Líbia, para reocuparem os seus postos com armas e bagagens.

Um oficial da Polícia, o coronel Rajab Husein al-Abar, morreu e três outros ficaram feridos sexta-feira última numa altura em que eles tentavam desativar explosivos colocados perto do museu do palácio Othman abandonado no bairro de al-Kich, no centro de Benghazi (nordeste), indica-se.

Na mesma cidade, homens não identificados mataram um elemento do Exército líbio, segundo uma fonte de segurança.

-0- PANA AD/IN/SSB/FK/DD 20jan2014