Agência Panafricana de Notícias

Exército egípcio frustra tentativa de contrabando de armas para Líbia

Cairo, Egito (PANA) – Guarda-fronteiras egípcios anunciaram ter abortado uma tentativa de contrabando de armas e munições através das suas fronteiras com a Líbia, alegadamente destinadas a este país assolado por uma guerra civil.

O major-geral Ahmed Youssef, comandante da Guarda-Fronteira egípcia, declarou segunda-feira que os envios incluíam 138 peças de armamentos, entre fuzis automáticos, de flanco atirador e metralhadoras, bem como uma grande quantidade de munições.

Ele declarou que os guarda-fronteiras detetaram dois navios na linha fronteiriça internacional entre o Egito e o seu vizinho norte-africano, que tentavam infiltrar-se do oeste para o leste.

Explicou que uma operação de perseguição começou, obrigando os contrabandistas a desembaraçar-se da carga, sem perdas em vidas humanas dos dois lados.

Estas tentativas de contrabando datam do início da revolta líbia que arrancou alguns dias após a revolução de 25 de janeiro no Egito. Elas conheceram uma escalada desde a destituição do dirigente líbio, Muamar Kadafi, em finais de agosto passado.

-0- PANA MI/BOS/AKA/TBM/SOC/MAR/IZ 20out2011