Agência Panafricana de Notícias

Exército e Polícia instalam dispositivo de segurança para eleições gerais no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Exército e a Polícia burundeses começaram a desdobrar-se no quadro da instalação dum dispositivo destinado a garantir a segurança durante as eleições gerais previstas para o próximo ano no Burundi, soube a PANA de fonte oficial.

O porta-voz da Força de Defesa Nacional e Antigos Combatentes, o coronel Gaspard Baratuza, disse em entrevista à rádio pública que este desdobramento não tinha nada a ver com o ressurgimento da insegurança há alguns dias em várias zonas do país.

O mapa eleitoral publicado pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) prevê 12 mil assembleias de voto repartidas em quase quatro mil centros de voto no país durante as eleições de 2015.

A CENI iniciou várias ações e o Exército e a Polícia começaram a ser desdobrados nas mesmas zonas como durante as precedentes eleições de 2005 e 2010, precisou o porta-voz militar.

Uma psicose de insegurança reina no Burundi devido a grupos armados com machados e trajados com longos casacos pretos, ainda não claramente identificados, que aterrorizam as populações em Bujumbura, a capital, e no interior do país.

-0- PANA FB/JSG/FK/TON 10nov2014