Bamako, Mali (PANA) - As Forças Armadas do Mali (FAMA) destruíram uma "base terrorista" entre WO e Mandoli, na região de Mopti, no centro do Mali, na quinta-feira, anuncia um comunicado do serviço de comunicação das FAMA a que a PANA teve acesso sábado.
Durante esta operação, membros de dois supostos grupos terroristas "foram neutralizados", três outros foram feitos prisioneiros e cerca de 20 motocicletas foram queimadas, segundo a mesma fonte.
Num outro comunicado, as FAMA indicaram o primeiro-ministro, Boubou Cissé, visitou o Estado-Maior na quinta-feira para lançar uma nova operação, em março de 2020.
Esta nova operação de cinco anos, que abrangerá todo o país, foi iniciada a pedido do Presidente do Mali e Comandante Supremo das Forças Armadas, Ibrahim Boubacar Keïta, para erradicar o terrorismo em todo o país.
O objetivo último desta abordagem é alcançar "a estabilidade, o reforço da autoridade do Estado, a paz, o desenvolvimento sustentável e a livre circulação de pessoas e bens".
De acordo com o Ministério da Defesa do Mali, a nova operação militar centrar-se-á na ofensiva generalizada e substituirá a Operação "DAMBE", que esteve em curso até aqui, sem atingir o resultado esperado.
-0- PANA GT/JSG/SOC/CJB/IZ 08dez2019