Agência Panafricana de Notícias

Exército da RD Congo recupera duas localidades outrora sob controlo de rebeldes, diz Governo

 

Kinshasa, RD Congo (PANA) - As localidades de Vitshumbi e Kibirizi, situadas na província de Kivu-Norte (leste), outrora sob controlo da coligação  M23/RDF, estão doravante entre as mãos das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC), afirmou o ministro da Defesa Nacional e Antigos Combatentes, Jean-Pierre Mbemba.

"O vice-primeiro-ministro, ministro da Defesa Nacional e Antigos Combatentes fez o ponto da situação operacional no leste da República Democrática do Congo. Anunciou nomeadamente a ofensiva e a reconquista pelas Forças Armadas do Congo das posições ocupadas pelo Exército Rwandês nas localidades de Vitshumbu e Kibiriza", reportou o porta-voz do Governo, Patrick Muyaya na Radio Televisão Nacional Congolesa (RTNC).

As ações das Forças Armadas da RDC vão ser reforçadas cada vez para liibertarem todas outras partes ocupadas pelo inimigo, martelou Mbemba durante um Conselho de Ministros, ocorrido neste fim de semana, citado pelo porta-voz.

Acrescentou que instruções firmes foram dadas para se fazer face à situação prevalecente nos territórios de Nyiragongo, Rutshuru e Masisi, causando deslocações massivas das populações.

"Em Nyiragongo, Rutshuru e Masisi onde inimigos multiplicam ataques causando deslocações massivas das populações, disposições foram tomadas, garantiu o ministro congolês da Defesa Nacional.

Várias localidades em comunidades de Kibumba e Buhumba (em Nyiragongo), assim como a cidades de Rubaya, rica em coltã e cassiterite, já estavam sob a custódia dos rebeldes do Movimento de 23 de Março (M23), apoiado pelo regime do Presidente rwandês, Paul Kagamé.

Os rebeldes isolaram a cidade de Goma, capital de Kivu-Norte, na sua parte do oeste, controlando as colinas que sobrelevam a estrada que liga a mesma cidade à província de Kivu-Sul (leste congolês), dizem observadores da cena política do país.

A situação permanece preocupante apesar do estado de sìtio instaurado desde 2021 nesta parte da RDC, dizem.

-0- PANA KON/IS/DD 17maio2024