Agência Panafricana de Notícias

Exército confirma ataque de oleoduto na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - A Força Militar Especial (JTF) desdobrada na região petrolíferia nigeriana do Delta do Níger confirmou o ataque dum oleoduto sábado à noite pelo Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND).

O porta-voz da JTF (sigla em inglês), tenente-coronel Timothy Antigha, indicou que o ataque, o primeiro do MEND contra uma infraestrutura petrolífera desde abril de 2011, pressagia perigos para a região, que conheceu uma baixa da rebelião desde a aplicação de uma amnistia governamental.

Assegurando que a JTF controlava a situação, ele convidou particulares e comunidades da região a não conceder refúgio aos rebeldes.

Segundo o MEND, o ataque foi levado a cabo pelos seus combatentes contra um oleoduto explorado pela petrolífera italiana AGIP em Brass, em Bayelsa, Estado de origem do atual Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan.

Num comunicado transmitido por e-mail à imprensa, o grupo promete lançar outros ataques nos próximos dias, particularmente contra as empresas sul-africanas na Nigéria.

O líder do MEND, Henry Okah, está atualmente a ser julgado na África do Sul por suposto terrorismo, no quadro do atentado que perturbou a celebração do 50º aniversário da independência da Nigéria, a 1 de outubro de 2010, em Abuja.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 07fev2012