Agência Panafricana de Notícias

Exército captura alto responsável da Boko Haram na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano anunciou quinta-feira a detenção dum alto responsável da seita extremista islâmica Boko Haram em combates travados no quadro de uma contra-ofensiva deste grupo para retomar Konduga, a cerca de 70 quilómetros de Maiduguri.

O Exército que confirmou a perda dum soldado seu e registou quatro feridos, indicou contudo que 60 insurgentes da Boko Haram foram mortos.

Um comunicado divulgado pelo porta-voz do Exército nigeriano, general Chris Olukolade, precisa que o chefe da Boko Haram capturado, quarta-feira, foi gravemente ferido e que está atualmente em tratamento num hospital militar.

O chefe terrorista foi capturado no termo dum novo assalto levada a cabo pelos insurgentes para retomar a cidade depois da derrota que lhes foi infligida pelo Exército pouco antes.

O general Olukolade declarou que 60 dos terroristas foram mortos durante os ataques lançados para aceder a Konduga e seus arredores. O material apreendido compreende 24 fuzis, cinco tubos de lança-granadas (grandas propulsada por foguete, RPG), duas metralhadoras, um canhão antiaéreo e um veículo Ford Ranger, além de um outro destruído.

Ainda em Benishek onde as tropas fizeram uma emboscada quarta-feira, quatro motos dos terroristas foram apreendidas. Contudo um soldado morreu, enquanto quatro outros que foram feridos recebem um tratamento apropriado, indicou o porta-voz.

-0- PANA MON/AR/ASA/BEH/SOC/MAR/IZ 19set2014