Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As Forças Armadas do Burkina Faso (FABF) anunciaram esta quarta-feira uma operação antiterrorista que permitiu "neutralizar", na v~espera, 47 presumíveis terroristas e confiscar grandes quantidades de material militar, na província de Kossi, no noroeste do país.
Num comunicado, o Estado-Maior General (EMG) das FABF explica que, na sequência desta operação iniciada, há alguns dias, em Kossi, pelo Grupo de Ação Rápida, Controlo e Intervenção (GARSI), foi lançado um assalto, a 19 de maio de 2020, contra duas "bases terroristas", na localidade de Waribére, a 40 quilómetros de Barani, fronteiriço com o Mali.
"Este ataque-surpresa causou enormes perdas do lado inimigo, com 47 terroristas abatidos e grandes quantidades de material destruídas ou confiscadas ", indica o comunicado que precisa que, infelizmente, dois gendarmes morreram e três outros ficaram feridos, nesta operação.
O chefe do EMG das Forças Armadas "curva-se perante a memória desses corajosos soldados mortos em combate e apresenta as suas sentidas condolências às famílias dos desaparecidos", lê-se na nota.
O responsável militar desejou igualmente rápidas melhoras aos feridos e felicitou as unidades de segurança por esta “audaciosa ação”, exortando-as a continuar as ações ofensivas contra os grupos armados terroristas.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/FK/IZ 20maio2020