Agência Panafricana de Notícias

Exército burkinabe necessita de equipamento moderno, segundo oposição

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - "O nosso Exército necessita dum equipamento moderno e duma melhor rede de informações", declarou, terça-feira em Ouagadougou, a oposição política.

Numa declaração à imprensa, o líder da oposição burkinabe, Zephirin Diabré, criticou o recrudescimento dos ataques terroristas com que o país está confrontado há algumas semanas.

"O recrudescimento destes ataques põe em causa a eficácia do Estado de emergência no seu formato atual", segundo o mesmo documento distribuído à imprensa pelo líder da oposição burkinabe.

Para a oposição, uma estratégia de guerra é assumida pela autoridade política que o inspira.

Ora, acrescentou, neste ponto, o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, "não foi à altura do seu juramento de "garantir a unidade do Burkina Faso e defender a integridade do território".

"Digamo-lo e repitámo-lo. O nosso Exército precisa dum equipamento moderno, duma rede de informações melhor e duma motivação das suas Forças de Defesa e de Segurança (FDS)", martelou.

Segundo a oposição, enquanto os chefes de Estado do G5 Sahel se reúnem em Ouagadougou, "as populações perderam qualquer esperança quanto à melhoria da situação de segurança" no país.

Lembrou que o G5 Sahel é uma estrutura de solidariedade regional mas que "é essencialmente em nos mesmos assenta a nossa salvação".

-0- PANA NDT/IS/MAR/DD 06fev2019