Exército burkinabe desmente rumores sobre rebeldia nas suas fileiras
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Exército burkinabe desmente rumores sobre uma rebeldia nas suas fileiras resultantes de um ataque mortífero contra um destacamento militar ocorrido a 11 de junho corrente no Sahel burkinabe, soube a PANA de fonte oficial.
"De algum tempo para cá, propalam-se, nas redes sociais, rumores segundo os quais há um clima de tensão e rebeldia em algumas casernas militares. Estas informações infundadas e mentirosas são obra de indivíduos e grupelhos mal-intencionados com objetivos prejudiciais", escreveu o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Burkinabes, o major-coronel Celestin Simporé, num comunicado publicado terça-feira última à noite.
Porém, o major-coronel Simporé garantiu a "valentes populações burkinabes" que estas alegações são nada e que só visam semear dúvidas, criar psicose na opinião pública e desmoralizar as tropas fortemente comprometidas com o combate pela libertação do povo burkinabe.
Acrescentou que as forças combatentes continuam, por sua vez, focalizadas nas operações de reconquista do território nacional.
Agradeceu ao povo burkinabe o seu apoio constante, apelando aos cidadãos para retomarem as suas atividades com toda tranquilidade, confiando sempre nas forças de defesa e segurança, aos Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP, milícia), incumbidos de garantir todos os dias a sua segurança.
O balanço do ataque ao destacamento militar de Mansila, no Sahel burkinabe, que terá originado estes rumores, ainda não foi comunicado pelas autoridades competentes.
-0- PANA TNDD/JSG/DD 19junho2024