Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As Forças Armadas do Níger (FAN) anunciaram quarta-feira a morte de 36 suspeitos terroristas e a captura de outros seis durante operações na região de Tahoua (noroeste) e Diffa (sudeste).
Um comunicado de imprensa precisa que, a 27 de março de 2022, durante uma ofensiva de reconhecimento, ocorreu um confronto entre uma unidade das FAN de Tillia (região de Tahoua) e indivíduos armados a bordo de motocicletas no eixo Chinouaré e Agando.
Durante a operação, nove assaltantes “foram neutralizados”, outros seis capturados e várias armas e munições apreendidas.
De acordo com o comunicado de imprensa, a segunda operação ocorreu, em 02 de abril de 2022, entre 17:30 e 23:45, horas locais durante uma série de ataques complexos e tentativas de infiltração contra elementos do setor 4 da Força Conjunta Multinacional (MMF) em patrulha na área de Malamfatori, em Diffa.
Na resposta, o Exército diz que neutralizou 27 suspeitos de terrorismo e apreendeu vários veículos e armas.
O Níger, o Mali e o Burkina Faso, todos países vizinhos, são os Estados do Sahel mais confrontados com a crise de segurança nos últimos anos.
Esses três países formam com o Tchade e a Mauritânia o grupo G5 Sahel.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 06abril2022