Exército alemão doa equipamentos médicos à Tunísia contra covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - O Exército Federal Alemão (Bundeswehr) deu quarta-feira uma ajuda médica à Tunísia, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
Estimada em cerca de 80 mil euros, esta ajuda chegou quarta-feira ao aeroporto de Túnis-Carthage, com o fito de apoiar o país na sua luta contra a pandemia do coronavírus, de acordo com a fonte.
Trata-se da quarta ajuda concedida à Tunísia, na sequência da crise do coronavírus, com base num projeto de identificação dos riscos biológicos decorrente da iniciativa do Governo alemão para reforçar capacidades do Exército tunisino.
O auxílio destinado ao Hospital Militar de Túnis compreende cinco mil testes de diagnóstico para a deteção da SRA-CoV-2, equipamento analítico e postos de trabalho laboratorial.
O equipamento foi entregue ao diretor-geral do Principal Hospital de Treino Militar de Túnis, o major-coronel Fethi Matoussi, e ao chefe do Departamento de Virologia do Hospital militar, responsável pelo laboratório móvel, o major-coronel Mohamed Ben Moussa, na presença do embaixador alemão, Andreas Reinicke.
Em fevereiro e março últimos, já tinham sido entregues ao mesmo hospital dois mil kits de testes de diagnóstico.
A equipa alemã do Instituto de Microbiologia (IMB) do Exército alemão ajudou parceiros tunisinos a estabelecerem os diagnósticos já otimizados no IMB.
Em abril, o IMB forneceu materiais semelhantes, a pedido do Ministério tunisino da Defesa Nacional.
Uma outra entrega dos mesmos bens será feita no decurso deste ano, quando forem fornecidas capacidades de teste para a deteção de anticorpos contra o coronavírus.
O custo total deste geste alemão é de cerca de 280 mil euros, refere-se em Túnis.
-0- PANA BB/BEH/DIM/DD 18junho2020