Agência Panafricana de Notícias

Exército afirma ter neutralizado 24 terroristas no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O exército maliano afirma ter matado 24 terroristas e deles recuperado 18 fuzis AK-47, 12 motociclos e equipamento militar durante um atentado terrorista ocorrido no âmbito da entrega de empresas da Missão Multidimensional Integrada Unida Nações para a Estabilização do Mali (MINUSMA) às Forças Armadas do Mali (FAMA), informou a PANA fonte militar.

Segundo a mesma fonte, seis militares malianos foram mortos e outros quatro feridos neste ataque ocorrido na sexta-feira rumo à localidade de Ber, região de Timbuktu, durante o qual fugiram vários terroristas. A localidade de Ber, este domingo, pelo exército do Mali escapou durante muito tempo ao controlo de Bamako.

“As Forças Armadas do Mali em movimento para a localidade de Ber, região de Timbuktu (norte do Mali), responderam vigorosamente, na sexta-feira, 11 de agosto de 2023, por volta das 15 horas, a uma tentativa de incursão em seu sistema e ao fogo de assédio dos grupos armados terroristas ” indica, domingo, um comunicado de imprensa do Estado-Maior dos Exércitos.

De acordo com esta nota de imprensa, as FAMA, respeitando a sua missão de defesa da integridade do território nacional e da segurança das pessoas e bens, manter-se-ão fiéis aos seus compromissos e não medirão esforços pelo bem-estar das populações de Ber feito refém por grupos terroristas armados”.

Lembra-se de que 1.734 soldados da paz dos contingentes britânico, sueco e egípcio já deixaram Mali.

A 31 de dezembro de 2023, data prevista para o fim da operação, restam apenas as unidades de guarda, responsáveis ​​pela segurança das instalações e equipamentos que não terão sido evacuados, mas sem qualquer missão fora dos acampamentos.

-0- PANA GT/IS/MAR 14agosto 2023