Agência Panafricana de Notícias

Exéquias do Presidente Mills prosseguem em Accra

Accra, Gana (PANA) - O segundo dia esta quinta-feira das exéquias nacionais do defunto Presidente ganense, John Evans Atta Mills, previstas para três dias, foi marcado pelo desfile do público diante da urna instalada na sala de banquetes do Palácio Presidencial em Accra, a capital.

Centenas de pessoas, encabeçadas pelo Presidente interino, John Dramani Mahama, prestaram uma vibrante homenagem ao defunto Presidente quarta-feira.

Entre as personalidades presentes, figuravam a viúva, o Vice-Presidente Kwesi Amissah-Arthur, o presidente do Parlamento e os parlamentares, os ministros, os antigos Presidentes Jerry Rawlings e John Agyekum Kufuor, o antigo Vice-Presidente Aliu Mahama, o clero e os responsáveis de partidos políticos.

Até por voltas das 19:00 horas GMT de quarta-feira, ainda havia longas filas no termo do primeiro dia de exposição dos restos mortais de John Evans Atta Mills.

Uma sessão noturna foi organizada no Palácio Presidencial, ritmada pela música, por canções fúnebres, por ritos tradicionais e culturais até à meia noite, estando uma outra prevista para esta quinta-feira.

O Presidente Mills, de 68 anos de idade, morreu a 24 de julho em Accra, capital ganense.

Os últimos momentos das exéquias serão marcados pela organização de uma missa na Praça da Independência (Independence Square).

Mais de 20 mil pessoas são aguardadas neste largo, segundo o Comité de Organização das Exéquias.

O sítio do enterro, situado entre Castle Drive e Marine Drive, perto da Independence Square, está preparado, e dignitários do mundo inteiro começaram a chegar ao Gana para acompanhar o finado à sua última morada.

Entre as personalidades já presentes em Accra, estão Saïd Djinnit, representante especial da ONU na África Ocidental; Kassa Tekleberihan, presidente da Câmara da Federação da Etiópia; Gilber Pasquet, enviado especial do Presidente haitiano; e Malefetsane Mohahafa, representante especial do Reino do Lesoto.

Uma delegação de autoridades tradicionais ivoirienses chegou igualmente à tarde.

Segundo o Comité de Organização das Exéquias, 15 chefes de Estado e de Governo confirmaram a sua participação nesta cerimónia.

A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e quatro enviados especiais dos Estados Unidos bem como a presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, estarão igualmente presentes.

Outros dirigentes esperados nas exéquias são os Presidentes Goodluck Jonathan da Nigéria, Thomas Boni Yayi do Benin e da União Africana, Alassane Ouattara da Côte d'Ivoire e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Theodoro Obiang Nguema Mbasogo da Guiné Equatorial, Blaise Comparoé do Burkina Faso e Macky Sall do Senegal.

-0- PANA MA/SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/IZ 09agosto2012