Agência Panafricana de Notícias

Ex-secretário-geral da Federação Rwandesa de Futebol sai de prisão

Kigali, Rwanda (PANA) – O secretário-geral da Federação Rwandesa de Futebol (FERWAFA), Olivier Mulindahabi, foi solto, terça-feira, pelo serviço correcional do Rwanda (RCS) depois de ter cumprido uma pena de seis meses de prisão devido a um escândalo de corrupção num concurso público para a construção dum hotel, confirmou à PANA fonte judial em Kigali.

Esta pena foi-lhe infligida depois que um inquérito de Polícia revelou que Mulindabahi e um engenheiro de construção civil foram corruptos por cobrir transações suspeitas de fundos num procedimento de concurso para a construção dum hotel de quatro estrelas nos arredores de Kigali.

A fonte indica que este hotel devia servir para alojar os jogadores e os adeptos das equipas locais e nacionais de futebol em deslocação com taxas acessíveis, num projeto conjuntamente financiado pelo Governo rwandês e pela Federação Nacional de Futebol.

Mulindahabi foi eleito ao cargo de secretário-geral da FERWAFA em março de 2014.

O atual presidente da FERWAFA, Vincent de Gaulle Nzamwita, foi também objeto duma investigação criminal pela corrupção que atingiu o seu paroxismo no seio do futebol. Foi depois absolvido de todas as acusações.

-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/MAR/IZ 09ago2016