Agência Panafricana de Notícias

Ex-refém reencontra-se com seu negociador na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A antiga refém sul-africana Yolande Korkie reencontrou-se com o negociador que obteve a sua libertação da Rede Al-Qaeda, no Iémen, a 10 de janeiro de 2014.

Durante um encontro comovente na sua casa de Bloemfontein, Korkie e Anas al Hamati recordaram-se do trágico sequestro de reféns que fez manchete dos jornais no mundo inteiro, depois de ela e o seu marido, Pierre Korlie, um professor de Bloemfontein que mudou de casa para o Iémen com vista a ensinar crianças pobres, foram raptados.

O casal foi sequestrado em maio de 2013, na segunda grande cidade do Iémen, Taiz. Antes do rapto, eles viveram no Iémen durante quatro anos.

A 6 de dezembro de 2014, um mês antes da sua libertação, os líderes tribais estavam a caminho para ir buscar Pierre, cuja libertação foi igualmente fixada, mas este morreu num ataque aéreo militar americano lançado contra os seus raptores.

A organização Aid Group Gift, que ajudou nas negociações dos reféns, declarou segunda-feira que os reencontros deste fim de semana entre Korkie e al Hamati proporcionaram «momentos precisos de enceramento da mágoa para a sua família ».

Korkie está a escrever um livro sobre o seu sofrimento.

-0- PANA CU/SEG/MTA/BEH/IBA/FK/IZ 26ago2015