Agência Panafricana de Notícias

Ex-procurador Gerrie Nel processa filho de Presidente sul-africano

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O ex-procurador sul-africano Gerrie Nel, que obteve a condenação do atleta paralímpico Oscar Pistorius pela morte da sua namorada Reeva Steenkamp, em 2013, prometeu intentar uma ação criminal contra o filho do Presidente Jacob Zuma, Duduzane, por alegado homicídio.

Gerrie Nel, que foi recrutado pelo grupo de pressão AfriForum, confirmou terça-feira que vai processar Duduzane por homicídio em nome da família de Phumzile Dube, morto em fevereiro de 2014, quando a viatura Porsche de Duduzane colidiu, em Joanesburgo, com o táxi a bordo do qual viajava a vítima.

Uma investigação revelou que Duduzane foi negligente, mas o Ministério Público, que Nel representou no julgamento de Pistorius, recusou-se a persegui-lo.

O procurador-geral, Shaun Abrahams, é amplamente considerado como um fervoroso partidário do Presidente Zuma e é acusado de bloquear as acusações de corrupção contra este último.

"Para nós, todas as pessoas são iguais perante a lei, não há julgamento seletivo", alegou Nel.

De acordo com Kallie Kriel, porta voz de Afriforum, "ninguém está acima da lei, nem mesmo que se chame Zuma ou que seu pai seja Presidente".

Duduzane, cuja mãe Kate cometeu suicídio enquanto ainda estava casada com o Presidente Zuma, é diretor de várias grandes empresas sul-africanas. Ele também ocupou cargos em empresas pertencentes a amigos do seu pai, a família Gupta, envolvidos num grande escândalo de corrupção a nível do Estado.

-0- PANA CU/MA/NFB/DIM/IZ 17out2017