Agência Panafricana de Notícias

Ex-primeiro-ministro de Mubarak candidato às presidenciais

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O ex-primeiro-ministro egípcio, Ahmed Shafiq, anunciou a sua intenção de disputar as eleições presidenciais no país.

O marechal Shafiq, designado pelo deposto Presidente egípcio Hosni Mubarak para dirigir o Governo durante a revolução que derrubou o seu regime, declarou à imprensa local que se tudo correr como previsto e se ele não estiver confrontado com « obstáculos imprevistos » ele vai candidatar-se às eleições presidenciais.

As autoridades interinas do país fixaram para 28 de novembro o início das eleições legislativas no país.

O depósito das candidaturas no Parlamento (Câmara Baixa) e no Conselho da Shoura (Câmara Alta) foi encerrado segunda-feira, praticamente duas semanas após a sua abertura.

As duas câmaras devem reunir-se em março próximo para eleger um painel encarregado de redigir uma nova Constituição para o Egito num prazo de seis meses antes da realização dum referendo.

As eleições presidenciais vão realizar-se 60 dias mais tarde.

Shafiq é considerado como amigo do deposto Presidente e, como Mubarak, é herói da guerra de outubro de 1973 contra Israel.

As autoridades interinas obrigaram-lhe a demitir-se, algumas semanas após a retirada do poder de Mubarak, para satisfazer as exigências dos revolucionários.

-0- PANA MI/SEG/FJG/JSG/FK/TON 25out2011