Agência Panafricana de Notícias

Ex-primeiro-ministro congolês aconselha seus compatriotas a dialogarem

Brazzaville, Congo (PANA) - O ex-primeiro-ministro congolês, Ange Edouard Poungui (de 1984 a 1989), convidou segunda-feira última, em Brazzaville, atores políticos congoleses ao diálogo para encontrarem junto soluções para problemas do país.

No final de uma audiência com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, no quadro das consultas iniciadas por este último, desde 20 maio último, Poungui preconizou o diálogo, porque, a seu ver, "dialogando, podemos encontrar soluções para os problemas que nos opõem uns aos outros".

"É necessário que os Congoleses preservem as conquistas dos esforços envidados pelo chefe de Estado e que os líderes políticos se reúnam para discutir questões candentes que se colocam, nomeadamente a mudança da atual Constituição em vigor desde 20 de janeiro de 2002", acrescentou o também atual senador da União Pan-africana para a Democracia Social (UPADS), principal partido da oposição no Congo.

Questionado sobre ameaças de sanções proferidas pela sua formação política contra quadros e ativistas que participavam nas consultas com o chefe de Estado, Poungui indicou que se trata de questões internas no partido.

-0- PANA MB/DIM/DD 2junho2015