Agência Panafricana de Notícias

Ex-primeiro-ministro britânico promete resolver problema energético na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - O antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, declara-se pronto para ajudar a Gâmbia a resolver a sua crise energético.

Blair manifestou esta posição no termo de uma audiência que lhe concedeu quarta-feira última em Banjul o Presidente gambiano, Adama Barrow.

Indicou que o seu instituto, Tony Blair Institute For Global Change, vai acompanhar o Governo gambiano na resolução de questões urgentes a que a Gâmbia faz face, nomeadamente a da energia elétrica.

Blair indicou ter passado em revista com o Presidente Barrow aspetos ligados às vias e meios para uma colaboração noutros setores, como o turismo, a agricultura e a saúde.

Indicou que o seu instituto vai ajudar o Presidente Barrow e o seu Governo a implementarem mudanças na Gâmbia.

Primeiro-ministro britânico de 1997 a 2007, Blair disse-se satisfeito pela sua segunda visia à Gâmbia evocando no entanto momentos difíceis que o país atravessou recentemente.

A Gâmbia registou graves cortes de energia essencialmente em Banjul, a capital do país, e nos seus arredores, onde populações ficam oito horas por dia sem água nem eletricidade.

-0- PANA MLJ/AR/ASA/BEH/SOC/MAR/DD 17nov2017