Ex-primeiro-ministro Kodjo candidata-se às presidenciais no Togo
Lomé, Togo (PANA) – O ex-primeiro-ministro togolês, Agbeomé Kodjo, foi designado candidato da sua formação política, o Movimento Patriótico para a Democracia e Desenvolvimento (MPDD), às eleições presidenciais de 2020, soube a PANA terça-feira, em Lomé.
A decisão consta de um comunicado assinado pelo vice-presidente do partido, Gérard Komla Adja, depois de uma reunião ordinária organizada segunda-feira, em Lomé.
Segundo a nota, a designação de Agbeyomé Messan Kodjo (atual presidente nacional do MPDD) como candidato presidenciais de 2020 será submetida à aprovação do congresso a decorrer, de 22 a 23 de novembro de 2019.
Ele torna-se assim no quarto candidato declarado às próximas eleições presidenciais, depois de Jean-Pierre Fabre (ANC, oposição), Gerry Taama do Net (próximo do poder) e Ekué Gamessou Kpodar (independente).
Fabre foi antigo membro influente do partido no poder, ex-diretor do Porto de Lomé e ex-presidente da Assembleia Nacional sob o regime de Eyadema Gnassingbé (pai do atual Presidente, Faure Essozimna Gnassingbé).
Entre as outras candidaturas esperadas, nos próximos dias, está a o Presidente cessante, Faure Gnassingbé, proclamado por altos militantes do seu partido como o “candidato natural” da União para a República (UNIR, no poder).
O Togo espera eleições presidenciais, no primeiro trimestre de 2020, com a possibilidade para a diáspora votar pela primeira vez, segundo as disposições de um projeto de lei adotado recentemente, em conselho de ministros, e aguarda aprovação da Assembleia Nacional.
-0- PANA FAA/BEH/MAR/IZ 22out2019