Agência Panafricana de Notícias

Ex-presidente da Assembleia Permanente das Câmaras agrícolas do Mali absolvido

Bamako, Mali (PANA) - O ex-presidente da Assembleia Permanente das Câmaras de Agricultura do Mali (APCAM), Bakary Togola, acusado de desvio de 9.000.000.000 francos CFA (cerca de 18.000.000 dólares americanos), foram absolvido, terça-feira, durante um julgamento aberto, na semana passada, em Bamako, soube a PANA de fonte oficial.

Detido há alguns meses e aprisionado na Cadeia Central de Bamako, depois libertado provisoriamente, Togola, muito próximo do ex-Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, derrubado por um golpe de Estado militar, a 18 de agosto de 2020, tinha sido acusado, juntamente com alguns dos seus colaboradores, de ter desviado 9.000.000.000 francos CFA em detrimento dos cultivadores de algodão.

Durante o julgamento, que durou mais de uma semana, todos os acusados negaram os factos, apesar dos argumentos apresentados pela acusação.

Com recurso jurídico ao ato uniforme da Organização para a Harmonização dos Direitos dos Negócios (OHADA, sigla em francês) sobre cooperativas, os advogados declararam seus clientes inocentes e pediram a sua absolvição.

Após a deliberação sobre a culpabilidade ou inocência dos acusados, o Tribunal, na sua sagacidade, reconsiderou os acusados inocentes quanto aos factos e absolveram-nos pura e simplesmente.

De acordo com algumas fontes, o anúncio do veredito deu origem a manifestações de alegria na sala de audiência.

-0- PANA GT/IS/DIM/DD 01dez2021