Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ex-Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, detido a 24 de janeiro corrente, durante o golpe de Estado, foi libertado quarta-feira, anunciou o porta-voz do Governo de Transição, Lionel Bilgo, num comunicado.
"O Governo do Burkina Faso informa a opinião nacional que, após consultas iniciadas há pouco mais de três semanas com o ex-Presidente do Burkiba Faso, Roch Marc Christian Kaboré, foi decidido que ele regressa quarta-feira, 6 de abril de 2022, à sua casa em Ouagadougou", escreveu o porta-voz.
No entanto, Bilgo disse que "o Governo assegura que são tomadas medidas para garantir a sua segurança.".
As pessoas próximas de Roch Marc Christian Kaboré e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vinham exigindo, há várias semanas, a libertação deste último.
A CEDEAO declarou, além disso, estar preocupado com o período de transição de três anos proposto pelas novas autoridades.
Do seu lado, o Governo de Transição defendeu que este período poderia ser revisto se a situação de segurança melhorasse, apelando à CEDEAO para que a apoiasse na luta contra o terrorismo.
-0- PANA NTDD/IS/DIM/DD 07abril2022