Agência Panafricana de Notícias

Ex-polícia condenado a 20 anos de prisão por roubo de droga em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Tribunal da Comarca da Praia condenou à revelia um antigo agente da Polícia Judiciária (PJ) a 20 anos de prisão pelo roubo de 189 quilos de cocaína da casa-forte da corporação policial, soube a PANA quinta-feira na capital cabo-verdiana de fonte judicial.
O veredicto deste julgamento, que se prolongou por cerca de quatro meses, foi lido pelo juiz Faustino Monteiro na ausência do réu Altino Vieira, que há cerca de um mês fugiu da Cadeia de São Martinho onde se encontrava preso preventivamente na sequência de um pedido de habeas corpus deferido pelo Supremo Tribunal de Justiça.
As autoridades policiais e judiciárias perderam o rasto de Altino Vieira depois de ele ter deixado de comparecer na sede da PJ, uma vez que, por se encontrar em liberdade provisória, estava sujeito a termo de residência e identificação.
O taxista António Teixeira, condutor de uma viatura táxi propriedade de Altino Vieira, foi condenado a 18 anos de prisão efectiva por cumplicidade com o ex- agente da PJ.
Entretanto, outros dois agentes da PJ, Emanuel Marques e Nélson Tavares, acusados de estarem também envolvidos nesse caso, foram absolvidos pelo juiz por falta de prova da sua participação no roubo dos 189 quilos de cocaína.