Agência Panafricana de Notícias

Ex-partido no poder no Egito expulsa Moubarak e ministros

Cairo, Egito (PANA) – O ex-partido no poder no Egito, o Partido Nacional Democrático (NDP), anunciou o afastamento do Presidente egípcio deposto, Hosni Moubarak, da sua liderança e a organização duma sessão extraordinária para nomear num novo líder nos próximos dias.

O secretário-geral do NDP, Mohamed Ragab, afirmou domingo que antigos ministros e responsáveis do partido detidos por corrupção foram igualmente excluídos.

Ragab precisou que o NDP iria participar nas próximas eleições parlamentares com « novas caras » e que não iria disputar todos os assentos.

No passado, o NDP dirigido por Moubarak, o seu filho, Gamal, e um grupo de empresários corruptos protegidos pela Polícia, realizou um maremoto eleitoral ao ganhar 97 porcento dos assentos nas eleições de novembro de 2010, o que é considerado como um ato de fraude manifesto e uma tentativa do Presidente deposto de passar o poder ao seu filho.

Segundo observadores, esta situação é um dos fatores que precipitaram a revolução de 25 de janeiro que depôs Moubarak.

Os manifestantes exortaram o NDP a devolver os seus bens e os seus ativos, que alegam ser «bens públicos desviados durante nas últimas décadas».

-0- PANA MI/VAO/LSA/TBM/IBA/MAR/TON 28fev2011