Ex-opositor denuncia violações dos direitos humanos sob regime de Jammeh na Gâmbia
Banjul, Gâmbia (PANA) – O ex-vice-presidente do Partido Democrata Unido (UDP, sigla em inglês), principal partido da oposição gambiana, Ousainou Darboe, foi ouvido segunda-feira em Banjul pela Comissão Verdade, Reconciliação e Reparação (TRRC, sigla em inglês) da Gâmbia, soube a PANA de fonte judicial no local.
A sua audição inscreve-se no âmbito da retomada das audiências da TRRC.
Nessa ocasião, Darboe expôs queixas de violações dos direitos humanos de que os seus apoiantes e ele próprio foram vítimas durante a ditadura do ex-chefe do Estado gambiano, Yahya Jammeh (de 1996 a 2017).
Declarou igualmente ter sido objeto de várias tentativas de rapto que visavam magoá-lo pessoalmente enquanto chefe do principal partido de oposição, sob o regime de Jammeh.
Revelou vários raptos, detenções arbitrárias, torturas, violações e assassinatos a que foram sujeitos militantes do seu partido sob o regime de Jammeh.
Essa Faal, o principal comissário da TRRC, indicou a Darboe, nessa ocasião, que a Comissão o convidará a testemunhar três vezes.
Além disso, estas audiências marcam a abertura da quinta sessão da TRRC que decorre de 10 a 27 de junho corrente.
Durante esta sessão, a Comissão continuará a ouvir testemunhos de outras pessoas e vítimas dos confrontos entre o UDP e as forças de segurança, em 1996, em Denton Bridge, em Banjul, bem como sobre incidentes de 11 de novembro último e os de Koro Ceesay.
A TRRC abriu as suas audiências, a 7 de janeiro de 2019, depois da sua criação, através duma lei que data de 2018.
O seu principal objetivo é examinar as alegações de violações massivas dos direitos humanos, cometidas sob a ditadura de Yahya Jammeh.
-0- PANA MLJ/AR/AKA/IS/MAR/DD 10junho2019