Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro senegalês do Interior passa primeira noite em detenção

Dakar, Senegal (PANA) - O antigo ministro senegalês do Interior, Ousmane Ngom, passou a sua primeira noite em detenção nas instalações de uma brigada de investigações da Gendarmaria em Dakar, a capital.

Advogado de profissão, Ngom foi detido quarta-feira por elementos da Brigada de Intervenção Polivalente (BIP) da Polícia em Kolda (sul) onde estava em campanha para as eleições legislativas de 1 de julho próximo antes de ser transferido para Dakar por avião.

Convocado em início de junho corrente pelo juiz, para uma audiência no quadro da repressão do enrequecimento ilícito, o antigo ministro decidira deixar o local, após uma longa espera sem ser ouvido, declarando que já não iria responder a uma convocação da Polícia, antes das eleições legislativas.

Para além disso, ele convidou os ex-dirigentes do regime do ex-Presidente Abdoulaye Wade a fazer o mesmo.

Após várias movimentações entre o tribunal e a Brigada de Gendarmaria, Ngom, que foi subitamente evacuado para os serviços de saúde da Gendarmaria, após uma indisposição, foi detido para ser ouvido sobre várias acusações que impendem sobre si, incluindo as de ultraje a magistrado e enriquecimento ilícito.

Em reação a esta detenção, a secção senegalesa de Amnistia Internacional reclamou pela aplicação da lei.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 21junho2012