Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro rwandês detido no Burundi por acusações de espionagem

Kigali, Rwanda (PANA) - Um antigo ministro rwandês foi detido no Burundi devido a alegações de espionagem e de roubo de segredos de Estado”, noticiou esta quarta-feira a imprensa local em Kigali.

Citando pela imprensa, o embaixador rwandês em Bujumbura, Amandin Rugira. declarou que o ex-governante Jacques Bihozagara está detido num posto de Polícia em Bujumbura desde sexta-feira última.

Desde a sua retirada da política em 2000, Bihozagara dirige uma empresa na capital burundesa, Bujumbura. Ele foi ministro rwandês da Reabilitação e Integração Social e, mais tarde, ministro dos Desportos e Cultura, tendo igualmente desempenhado as funções de embaixador do Rwanda em França e na Bélgica.

Após a sua detenção, Bihozagara foi colocado num centro de detenção, segundo o primeiro secretário da Embaixada do Rwanda em Bujumbura, Fidèle Munyeshyaha.

Esta detenção surge alguns meses depois das autoridades burundesas terem começado a prestar uma atenção particular à fronteira com o Rwanda, na sequência das violências ligadas às eleições que forçaram vários Burundeses a atravessarem a fronteira.

Pelo menos 71 mil Burundeses são refugiados no Rwanda, indica-se.

-0- PANA TWA/AR/AKA/BEH/FK/DD 9dez2015