Bamako, Mali (PANA) - O ex-ministro maliano da Comunicação, Mahamadou Camara, foi novamente encarcerado quinta-feira na Prisão Central de Bamako, uma fonte judicial confirmada.
O também antigo diretor do gabinete do ex-Presidente Ibrahim Boubacar Keita (deposto a 19 de agosto de 2020) está envolvido num chamado caso de "compra de avião presidencial e equipamentos militares".
No mesmo contexto, o então primeiro-ministro, Soumeylou Boubeye Maiga, cumulativamente ministro da Defesa no momento dos factos, e a sua colega da Economia e Finanças, Bouaré Fily Sissoko, foram encarcerados, desde finais de agosto de 2021.
Mahamadou Camara já tinha ficadosinga sido preso na Prisão Central de Detenção em Bamako, em execução de um mandado de detenção emitido em 2020 contra si pelo procurador do Pólo Económico Mamoudou Kassogue, o atual ministro maliano da Justiça.
Naquele momento, muitos Malianos interrogavam-se sobre as circunstâncias da sua libertação após apenas alguns dias de prisão preventiva.
Em 2014, um novo avião foi adquirido para o Presidente Ibrahim Boubacar Kéita em circunstâncias pouco claras, porque o preço real do avião permanece até agora desconhecido.
Quanto aos equipamentos militares, constataram-se, por meio de controlos, sobrefaturações cheirando a desvios de fundos públicos.
-0- PANA GT/JSG/SOC/DIM/DD 25setembro2021