Ex-ministro guineense dos Negócios Estrangeiros colocado sob controlo judicial
Conacri, Guiné (PANA) - O ex-ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Ibrahima Kalil Kaba, foi apresentado quinta-feira à procuradoria que colocou sob controlo judiciário, autorizando-o voltar para casa, dizem fontes familiares.
Capturado na noite de segunda-feira última pela Gendarmerie por violação de privacidade após a fuga de um documento áudio que pertenceria ao ex-Presidente guineense, Alpha Condé, em estadia médica desde janeiro último nos Emirados Árabes Unidos, o ex-ministro é finalmente acusado de "uso fraudulento de elementos de identificação", disponibilização de dados pessoais sem autorização do pessoa interessada, após a requalificação dos factos pelo juiz que o audicionou.
O documento áudio incriminado terá sido gravado por M'Bemba Kaba, médico pessoal do ex-chefe do Estado, que o compartilhou com o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros antes da sua difusão, no último fim de semana, na imprensa local.
Depositado a 05 de setembro de 2021, para a surpresa geral, pelo entāo chefe do Grupo de Forças Especiais, o coronel Mamadi Doumbouya (atual Presidente da Guiné), o documento áudio contém estratégias do ex-Presidente Condé para restaurar o seu partido,a Coligaçào do Povo da Guiné (RPG, sigla em francês), em ordem de batalha para as próximas eleições na Guiné.
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, cuja aprisionamento provocou uma oposição no seio da classe política, em breve comparecerá diante de um juiz em companhia do médico pessoal do ex-chefe do Estado guineense.
Advogados de defesa congratularam-se com as diligéncias do juiz que, segundo eles, devolveu, "como bom conhecedor", aos seus clientes os seus direitos ao requalificar os factos antes de lhes conceder a liberdade sob controlo judicial.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/DD 25março2022