Ex-ministro guineense do Orçamento detido em Conakry
Conacri, Guiné (PANA) - O ex-ministro conakry-guineense do Orçamento, Ismaël Dioubaté, está detido desde terça-feira, em Conakry, na sequência de um interrogatório de várias horas na presença dos seus advogados, indica um comunicado do procurador especial junto do Tribunal de Justiça para a Repressão de Delitos Económicos e Financeiros (CRIEF).
Segundo Aly Touré, o ex-ministro do Governo deposto a 05 de setembro pelo Comité Nacional de Restauração (CNRD), é acusado de "desvio de fundos públicos, branqueamento de capitais, corrupção e cumplicidade".
A Câmara de Instrução do CRIEF também enviou à prisão Evelyne Mansaré, ex-diretora administrativa e financeira (DAF) do Ministério do Ensino Técnico e Profissionalizante, pelo mesmo motivo.
Além disso, o ex-ministro da Indústria e conselheiro especial do Presidente da República, Tibou Kamara, foi colocado sob controlo judicial acompanhado de medidas restritivas.
Todas essas pessoas são processadas num caso de peculato, cumplicidade, lavagem de vários biliões de francos guineenses em prejuízo do Estado.
O procurador especial indicou que vários executivos foram ouvidos pela câmara de instrução neste caso, denunciado pela imprensa nacional, que denunciou um sistema de desvio cujo cérebro seria Zénab Nabaya Dramé, então ministra do Ensino Técnico, ausente do país.
Criado em outubro passado, o CRIEF tem como objetivo julgar casos de corrupção e desvio de recursos públicos, envolvendo valores considerados muito elevados.
O CRIEF abriu arquivos que datam de vários anos, relacionados com atos de corrupção que envolveram alguns ex-ministros da década de 1990.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/IZ 23fev2022