Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro egípcio da Informação condenado a 7 anos de prisão por corrupção

Cairo, Egito (PANA) - O Tribunal Penal do Cairo (TPC) condenou quarta-feira o antigo ministro egípcio da Informação, Anas el-Fekki, a sete anos de prisão por delapidação de fundos públicos.

O Tribunal condenou igualmente o antigo diretor da radiotelevisão pública egípcia, Oussama el-Cheikh, a cinco anos de prisão pelas mesmas razões.

El-Fekki e El-Cheikh foram acusados de ter desviado dois milhões de dólares de fundos públicos, no quadro da compra de direitos de retransmissão de jogos de futebol e de séries de telenovelas.

El-Fekki é amplamente considerado no Egito como um dos artesões da tentativa abortada de instalar o filho mais novo do Presidente destituído Hosni Mubarak, Gamal, à frente do ex-partido no poder hoje dissolvido e fazer-lhe herdar assim o poder do seu pai.

Por seu turno, El-Cheikh era um tecnocrata que não intervinha nos assuntos políticos.

O tribunal autorizou a televisão egípcia a retransmitir em direto o julgamento, mas os juízes mandaram contudo evacuar a sala de audiência antes de ler o veredito porque apoiantes dos dois réus lhes teriam lançado garrafas vazias pronunciando slogans hostis.

-0- PANA MI/MA/FJG/JSG/MAR/IZ 29set2011