Agência Panafricana de Notícias

Ex-ministro das Finanças preso por corrupção na Zâmbia

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- Um antigo ministro zambiano das Finanças, Katele Kalumba, foi condenado a cinco anos de prisão por corrupção, soube a PANA de fonte judicial em Lusaka.
O juiz do Alto Tribunal, Edward Musona, condenou quarta- feira Kalumba a uma pena de cinco anos de prisão com seis outras pessoas entre as quais a antiga secretária particular do ex-ministro das Finanças, Stella Chibanda, e o antigo financeiro, Bede Mphande.
Os outros condenados são Boniface Nonde, Pr Benjamin Mweene, Faustin Kabwe e Aaron Chungu, respectivamente antigo diretor do Orçamento, secretário no Tesouro e diretores dos Serviços de Acesso às Finanças (AFSL).
Os sete réus faziam face a acusações de corrupção relativas a somas de cerca de 20 milhões de dólares americanos, a pagamentos a favor das empresas de segurança americanas, Systems Innovation e Wilbain Incorporation, na altura em que foi ministro das Finanças no Governo do antigo Presidente, Fredrick Chiluba.
O juiz Musona sublinhou no seu veredito que entre 1998 e 1999, o Ministério das Finanças efectuou pagamentos ilegais com vista a trabalhos de instalação de sistemas de segurança no Palácio Presidencial.
Kalumba, atual secretário nacional do Movimento para a Democracia Multipartidária (MMD), indicou que iria interpor recurso.