Agência Panafricana de Notícias

Ex-governador detido por corrupção na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- Um ex-governador do Estado de Nasarawa, no norte da Nigéria, foi detido segunda-feira pela sua presumível implicação num caso de burla de 15 biliões de nairas (1 dollar= 150 nairas), quando ele estava em funções.
Governador do Estado de Nasarawa de 1999 a 2007, Abdullahi Adamu foi detido pela Comissão dos Delitos Económicos e Financeiros (EFCC) encarregue da luta contra a corrupção.
O réu, que deverá comparecer nos próximos dias diante de um tribunal, é um membro influente do Partido Democrático Popular (PDP, no poder), onde ocupa actualmente o posto de secretário do Conselho de Administração.
Vários ex-governadores de Estado nigerianos estão actualmente a ser julgados por corrupção, mas apenas dois dentre eles foram condenados.
Trata-se ds ex-governadores dos Estados de Edo (centro-oeste) e Bayelsa (Delta do Níger, sul), Lucky Igbinedon e Peter Alamieyeseigha, respectivamente, condenados por corrupção.
Processos judiciais por este mesmo motivo foram intentados contra os ex-governadores do Delta, de Enugu (sudeste), de Ekiti (sudoeste) e de Oyo, bem como dos Estados de Jigawa e de Adamawa (norte).