Agência Panafricana de Notícias

Ex-golpista candidata-se às eleições presidenciais na Guiné Conakry

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O ex-líder da junta guineense (2008-2009), o capitão Moussa Dadis Camara, anunciou esta segunda-feira em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso onde ele vive exilado desde janeiro de 2010, a sua candidatura às eleições presidenciais previstas para outubro próximo no seu país.

Ao anunciar a sua candidatura durante uma conferência de imprensa, Dadis Camara indicou que ele respondia ao apelo do partido Forças Patrióticas para a Democracia e Desenvolvimento (FPDD).

« Eu avalio o significado desta marca de confiança que aceito voluntariamente », declarou Dadis Camara, exortando os seus compatriotas a colocar-se em ordem de batalha para a
« conquista da magistratura a fim de dar aos Guineenses, onde quer que eles estejam, o bem-estar social”.

« Os sofrimentos duraram muito tempo », afirmou Dadis Camara, acrescentando « ser tempo de enfrentar por todos os meios legais os obstáculos que preocupam sem cessar as populações da nossa cara Guiné ».

Moussa Dadis Camara foi designado, na semana passada, presidente do partido Forças Patrióticas para a Democracia e Desenvolvimento (FPDD).

A 8 de maio corrente, em Nzérékoré, capital administrativa da Guiné Florestal, bastião do ex-golpista, centenas de mulheres manifestaram-se para pedir o regresso de Dadis Camara do Burkina Faso, onde ele se exilou após uma tentativa de assassinato por militares no seu país.

-0- PANA NDT/JSG/FK/TON 11maio2015