Agência Panafricana de Notícias

Ex-emissário onusino à frente de Comissão para Eleições de 2015 na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - O ex-Secretário-Geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Ibrahim Gambari, foi nomeado à frente do Conselho dos Anciões para as Eleições Gerais de 2015 na Nigéria, soube-se de fonte oficial no local.

Um dos responsáveis deste Conselho, Muhammed Uwais, ex-presidente do Supremo Tribunal da Nigéria, declarou segunda-feira última, durante a inauguração desta estrutura na capital nigeriana, Abuja, que este conselho presidirá à realização de eleições pacíficas e credíveis no país.

A mesma entidade servirá igualmente de referência às eleições no Bukina Faso, na Côte d'Ivoire, no Togo e na Guiné-Conakry em 2015.

"Decidimos que devemos intervir para a realização dum processo eleitoral pacífico. O Conselho vai servir de interlocutor e medianeiro a fim de contribuir para a organização de eleições pacíficas e credíveis aceitáveis em 2015", declarou Gambari.

O Conselho integra funcionários e magistrados aposentados, responsáveis religiosos, líderes políticos, empresários e estadistas duma certa idade.

As eleições tornam-se numa maior fonte de conflitos em vários países africanos, pois numerosos líderes políticos as consideram como uma questão de vida ou de morte e igualmente um processo no qual o vencedor leva tudo.

A Comissão Eleitoral da Nigéria reteve a data de 14 de fevereiro de 2015 para eleições presidenciais e legislativas, enquanto as dos governadores e Assembleias dos Estados decorrerão 14 dias mais tarde.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/FK/DD 23dez2014