Agência Panafricana de Notícias

Ex-embaixador candidata-se às presidenciais na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) – O ex-embaixador da Serra Leoa na República Popular da China, Alimamy Petito Koroma, anunciou esta terça-feira a sua candidatura à presidência deste país sob a bandeira do partido no poder, Congresso de Todo o Povo (APC, sigla em inglês).

« Eu candidato-me porque os meus apoiantes mo pediram », justificou-se Koroma terça-feira num programa de rádio de Freetown, tornando-se assim na oitava personalidade do APC a declarar abertamente a sua intenção de disputar a presidência.

O Presidente cessante, Ernest Bai Koroma, retira-se após as eleições presidenciais de março próximo no termo do seu segundo mandato ao passo que o APC deve organizar a sua convenção em outubro próximo a fim de designar o seu candidato ao escrutínio previsto para 2018.

O anúncio de Alimamy Petito Koroma não surpreende porque se demitiu do seu posto na China em 2016 para regressar mais cedo este ano a fim de se conformar com a lei eleitoral que estipula que qualquer candidato a um posto público não deve trabalhar para o Governo pelo menos 12 meses antes das eleições.

O partido no poder, que dirige o país desde 2007, está a lutar para continuar unido antes da realização das próximas eleições.

-0- PANA MJN/MA/NFB/JSG/FK/DD 20set2017