Ex-chefe de gabinete de Kadafi candidata-se às presidenciais na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Bashir Saleh, último chefe de gabinete do falecido líder líbio Muamar Kadafi, anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais de 24 de dezembro, no país, elevando o número total de concorrentes para 30.
Saleh também atuou como presidente da Carteira de Investimentos em África com oito biliões de dólares americanos.
Durante a Revolução de 17 de Fevereiro de 2011, ele escapou, pouco antes da queda do regime, para a Tunísia, antes de ir para França e posteriormente para a África do Sul, depois da eclosão do escândalo do financiamento da campanha eleitoral do Presidente Nicolas Sarkozy.
Deixou a África do Sul depois de um assalto armado de que foi vítima, antes de seguir para os Emirados Árabes Unidos, onde foi conselheiro do príncipe de Abu Dhabi.
Segundo fontes concordantes, esta candidatura marca a rutura final com o campo de Kadafi, lembrando que poucos contactos ocorreram nos últimos anos entre eles.
A data limite para a apresentação dos processos de candidatura é 22 de novembro, segundo a Alta Comissão Nacional Eleitoral (HCNE).
Sete outros candidatos apresentaram os seus processos neste sábado, através das representações três gabinetes da Comissão Eleitoral em Benghazi, Sebha e Tripoli.
Trata-se de Aguila Saleh, Daw Abdallah Boudawiya, Ali Béchir Zweik, Béchir Saleh, Mabrouk Abou Amid, Abdelmajid Seif al-Nasr e Mohamed al-Hadi Hattwach.
A Alta Comissão Nacional Eleitoral anunciou a abertura de candidaturas para as eleições presidenciais, de 08 a 22 de novembro, e para as legislativas até 07 de dezembro.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 21nov2021