Nouakchott, Mauritânia (PANA) – As festividades do 59º aniverário da Independência do país, organizadas esta quinta-feira, na cidade de Akjoujt, 250 quilómetros a norte da capital, Nouakchott), ficaram marcadas pela ausência notória do ex-Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz, antecessor do atual chefe de Estado.
No entanto, marcaram presença na cerimónia oficial de abertura seguida do desfile militar antigos chefes de Estado tais como Mohamed Khouna Ould Haidallah (1980/1984) e Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi (2007/2008).
Alguns observadores atribuem a ausência de Aziz ao contexto de uma divergência política com atual o Presidente, Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani, sobre o controlo da União Para a República (UPR), principal partido da maioria.
Na quarta-feira à noite, o novo chefe de Estado realizou uma mudança na segurança presidencial, demitindo um chefe da unidade considerado como próximo de Mohamed Ould Abdel Aziz.
A história política da Mauritânia é perturbada pelos golpes de Estado militares e pelas revoluções palacianas, desde 1978.
-0- PANA SAS/IS/FK/IZ 28nov2019